Hábitos alimentares, dietas, exercício físico e produtos relacionados com alimentação devem fazer parte do nosso quotidiano.
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Segunda-feira, 12.02.18

Nada ilustra a sua preocupação com os seus convidados como ter uma ementa adequada às seus gostos e às intolerâncias alimentares. Por isso, há 4 perguntas que não se deve (mesmo!) esquecer de fazer aos seus convidados antes de escolher o menu e a empresa de catering da festa.  

 

É intolerante ao glúten?

A intolerância ao glúten costumava ser uma das questões mais difíceis de contornar nos catering para eventos. Felizmente, hoje em dia a situação tem evoluído num sentido positivo, mas não se tiver convidados intolerantes ao glúten pergunte à empresa se está familiarizada com todos os procedimentos para evitar a contaminação cruzada. Quem é intolerante ao glúten não pode comer nem beber nada que contenha (ou tenha estado em contacto com) cereais de trigo, centeio, malte ou cevada. Lembre-se que até bebidas como a cerveja, a vodka e o gin vêm destes cereais!

 

É intolerante à lactose?

Contornar a intolerância à lactose é bastante mais fácil do que a intolerância ao glúten, uma vez que o risco de contaminação cruzada praticamente não existe e que, se tiver uma opção vegan, esta será sempre isenta de riscos. Se algum dos seus convidados for intolerante à lactose, a empresa de catering deve ter opções sem leite, queijo, iogurte ou natas. Porém, graças às alternativas que existem no mercado, basta substituir os ingredientes nas receitas.

 

É vegetariano?

Hoje em dia, qualquer empresa de catering deveria estar preparada para lidar com um menu vegetariano ou mesmo vegan (exclui também ovos, queijo, mel e outros derivados). No entanto, arranjar uma empresa de catering para aniversários que seja capaz de fazer um bom bolo de aniversário vegan nem sempre é tão fácil quanto parece. Procure bem em fóruns e em comunidades online sobre empresas na sua zona que ofereçam estas opções com segurança. Basta escrever “empresas de catering de festas em aveiro vegetariano” (substitua pela sua localidade) e decerto que encontrará.

 

Tem alguma alergia alimentar?

Se está a preparar um catering para aniversário, é melhor jogar pelo seguro. Algum dos seus convidados tem uma alergia a frutos secos? Há alguém especialmente sensível ao amendoim? Alguém alérgico ao chocolate? Tenha em atenção todas estas nuances e certifique-se de que há sempre uma opção viável no menu - afinal de contas, não se trata só de agradar ao aniversariante! Para tornar tudo muito mais simples, pode até adoptar um esquema de cores em que cada cor corresponde a um alergénio.

publicado por emagrecercomendo às 14:44 | link do post | comentar | favorito
Quarta-feira, 07.02.18

A aveia é um dos cereais que mais recomendamos nas consultas de nutrição. Por um lado, tem uma absorção lenta, o que a torna adequada para os treinos. Por outro, tem uma ligeira dose de proteína que a torna num bom aliado para quem combina a dieta com exercícios de musculação. Já para quem está a tentar engordar, uma dose extra de aveia é uma dose extra de hidratos de carbono saudáveis… por isso, seja qual for o seu caso, vale a pena experimentar estas receitas!

 

Papas de aveia com chocolate e banana

 

Uma das minhas receitas favoritas com aveia são papas de aveia (preparadas apenas com água e flocos de aveia), aos quais adiciono proteína (whey) de chocolate. Como topping, sugiro banana e alguns amendoins. Esta é uma receita altamente proteica, que como profissional de nutricionismo só recomendaria a quem combina a dieta com exercícios físicos.

 

Papas de aveia com frutos vermelhos

Esta é outra receita de papas de aveia que vale a pena experimentar, quer seja ao lanche ou ao pequeno almoço. Aqui, combino as papas de aveia com iogurte natural (sem açúcar), couli de frutos vermelhos e avelãs tostadas. Se for época, deite frutos vermelhos (framboesas, amoras ou mirtilos) por cima. Esta é uma receita equilibrada em termos de hidratos de carbono (aveia), proteína (iogurte) e gordura saudável (avelãs), tal como lhe poderá explicar o seu profissional de nutricionismo.

 

Batidos com aveia

Os batidos com aveia são uma opção mais saudável e que pode consumir na meia hora a seguir ao treino (mas aconselhe-me primeiro nas consultas de nutrição!). Pessoalmente, combino banana, maçã, leite e alguns flocos de aveia para repor rapidamente algum açúcar e evitar as quebras.

 

Crumble integral de aveia com maçã

Ora aqui está uma das minhas sobremesas favoritas, uma opção saudável e reconfortante para o fim de semana! A base do crumble pode ser feita só à base de maçãs muito maduras, canela e noz moscada, sem açúcar adicionado. Já o crumble em si, leva ½ chávena de flocos de aveia, 100 gramas de farinha integral, açúcar mascavo q.b. e margarina vegetal.

publicado por emagrecercomendo às 22:18 | link do post | comentar | favorito
Quarta-feira, 31.01.18

Se está a fazer um programa de fitness, talvez seja conveniente suplementar a sua dieta. Antes de se medicar, fale primeiro com o seu médico e com o seu personal trainer sobre quais são os suplementos mais indicados para o seu treino. Estas são apenas as nossas dicas com base nos suplementos que os atletas mais procuram!

 

Ferro.

O ferro é um dos suplementos mais importantes para muitas mulheres que estão a apostar no personal training. É normal as mulheres terem uma hemoglobina mais baixa do que os homens, o que aumenta o risco de anemia. Recomendamos fazer análises ao sangue e falar com o seu ginecologista sobre a necessidade de suplementar o seu treino com ferro. Em alternativa, pode tentar ingerir mais ferro na sua dieta - geralmente, a partir da carne vermelha e de alguns legumes indicados pelo nutricionista.

 

Ómega 3.

Sabemos que o ómega 3 influencia bastante o nosso corpo e que é importante ter níveis adequados de ómega 3 para manter o bom humor, o bem-estar e queimar calorias. Se o ómega 3 que ingere normalmente na sua dieta não é suficiente, pode procurar suplementos nas lojas da especialidade: são aqueles comprimidos que sabem “a peixe”.

 

Potássio.

O potássio é outro suplemento muito comum entre quem pratica desporto, e é provável que o seu personal trainer venha a sugeri-lo em algum momento. A falta de potássio causa cãibras musculares, náuseas e vómitos. Mas tenha cuidado: os níveis de potássio só se podem saber através de exames médicos e o excesso de potássio é prejudicial para o coração.

 

Magnésio.

O magnésio é outro suplemento muito procurado por quem pratica desporto. O magnésio está envolvido em centenas de reações no nosso corpo e é muito importante na cura de inflamações - às quais do exercício físico estão particularmente vulneráveis. Manter níveis de magnésio estáveis ajuda a combater inflamações crónicas, a hipertensão e osteoporose.

 

Mais uma vez, recordamos que deve sempre consultar o seu médico de família sobre quaisquer suplementos vitamínicos que esteja a pensar tomar. O objectivo de usar suplementos durante o personal training é apenas aumentar o sem bem-estar, sem nunca pôr em risco a sua saúde.

 

publicado por emagrecercomendo às 21:25 | link do post | comentar | favorito

Os nutricionistas recomendam beber pelo menos um litro e meio de água por dia, mas nem sempre é fácil cumprir este objectivo. Mas beber mais líquidos não só é uma excelente forma de diminuir o apetite como também é essencial para ter uma vida mais saudável! Por isso, nunca é demais repetir as diversas maneiras de ingerir líquidos sem esforço no dia a dia e que são 100% aprovadas pelos especialistas em nutricionismo.

Infusões

Os chás de ervas/ infusões são uma opção muito saudável para quem está a tentar ingerir mais líquidos. Os nutricionistas recomendam evitar o chá preto e o chá verde devido ao teor de cafeína, por isso use apenas folhas de menta, camomila, cidreira, lúcia-lima ou tília. Pontos extra para quem tem uma pequena plantinha em casa e usa ervas frescas!

 

Recorde-se que, para além de terem zero calorias, este tipo de chás tem muitos outros benefícios: a menta e cidreira, por exemplo, podem ser usadas para combater os enjoos, enquanto a camomila é bem conhecida por ser um calmante. Informe-se nas consultas de nutrição sobre quais são as melhores para o seu estilo de vida.

Tisanas

Além dos chás, pode preparar tisanas com outras partes da planta - como as flores (pétalas de rosa, por exemplo), o caule ou raspas da casca (raspa de laranja ou de limão). Muitas tisanas também são bastante saborosas quando estão frias, por isso o seu nutricionista pode recomendar-lhe que as leve numa garrafa consigo para ir bebendo durante o dia - vale até beber no trabalho! Tal como as infusões, têm um valor calórico muito baixo e ajudam a que vá bebendo água ao longo  dia sem se aperceber.

Limonada sem açúcar

Uma das dicas que o seu nutricionista lhe pode sugerir nas consultas de nutrição - especialmente no Verão - é que comece a preparar sumos de fruta em açúcar adicionado. Uma sugestão seria fazer limonada sem açúcar ou, se não for capaz de beber o limão sem açúcar, adicionar outro fruto naturalmente mais doce. A “limonada de maracujá” é uma opção refrescante para um dia de Verão, mas pode preparar outras variações com morango ou frutas tropicais.

 

publicado por emagrecercomendo às 20:08 | link do post | comentar | favorito
Domingo, 21.01.18

Para quem faz treinos de peso corporal, ganhar massa muscular é um dos objectivos número #1. Mas que alimentos podem potenciar este crescimento de massa muscular e, ao mesmo tempo, ajudar a perder aquelas “gordurinhas a mais”? Aconselhamos sempre perguntar ao seu personal trainer ou ao seu nutricionista, mas podemos garantir que este é um bom ponto de partida.

 

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Iogurte Natural. O iogurte natural tem um valor mínimo de hidratos de carbono mas é rico em proteínas. A proteína é essencial para ganhar massa muscular e também produz uma sensação de saciedade, pelo que é um lanche ou snack ideal para “enganar a fome” a meio do dia. Se quiser, pode usar o iogurte natural como base para batidos ou smoothies de iogurte e fruta: dose extra de vitaminas antes das aulas de peso corporal! (Leia aqui mais dicas de personal trainers sobre o que comer antes do treino.)

 

Ovo. Tal como o seu personal trainer lhe explicará, o ovo é um alimento rico em proteínas e muito versátil. Não é por acaso que está entre os favoritos de quem faz aulas de peso corporal há anos! A clara do ovo é praticamente pura proteína, sem hidratos nem gordura. No entanto, não caia no exagero de comer um ovo a todas as refeições nem de comer um ovo por dia. Como tem um teor elevado de proteína, não deve comer mais do 3 ovos por semana sem falar com o seu médico.


Alimentos integrais. Os alimentos integrais não têm menos hidratos de carbono do que os seus equivalentes “normais”. No entanto, como têm um índice glicémico mais baixo, não provocam picos de açúcar e são absorvidos de forma mais lenta - o que também nos faz sentir saciados durante mais tempo. Portanto, na prática, isto significa que acaba por comer menos vezes e que tem sempre energia para aguentar os treinos de peso de corporal! Afinal de contas, o seu personal trainer não quer que tenha uma quebra de açúcar.

publicado por emagrecercomendo às 22:40 | link do post | comentar | favorito
Terça-feira, 26.07.11

Aqui está um aparelho de desporto perfeito para quem pretende melhorar o seu estado de saúde em geral. Chama-se Cardio Twister. O primeiro passo é montá-lo, o que não é muito difícil graças aos esquemas de montagem fornecidos com ele. O segundo passo é treinar e treinar.

 

 

Graças ao Cardio Twister, poderá dedicar-se todos os dias à prática de alguns exercícios físicos completos. Trata-se de um dispositivo muito interessante e muito agradável de utilizar. O Cardio Twister faz com que possatrabalhar todos os músculos do seu corpo. Além de fortalecer e desenvolver os músculos de todo o corpo, irá também desenvolver e melhorar a sua condição cardíaca. Quais os músculos que irá trabalhar com o Cardio Twister? Vejamos: os braços, os ombros, o peito, as costas, os abdominais, os abdominais oblíquos, o interior e o exterior das coxas e os glúteos. Estes músculos são todos exercitados de uma forma simultânea.

 

Porque escolher o Cardio Twister:

  • Melhorar a circulação cardiovascular.
  • Perder peso.
  • Afinar a silhueta.
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publicado por emagrecercomendo às 11:04 | link do post | comentar | ver comentários (1) | favorito
Segunda-feira, 14.02.11

 

 

 

O exercício físico é qualquer actividade física que mantém ou aumenta a aptidão física em geral e tem o objectivo de alcançar a saúde e também a recreação. Praticar exercício físico inclui: o reforço da musculação e sistema cardiovascular, o aperfeiçoamento das habilidades atléticas, a perda de peso ou a manutenção de algumas partes do corpo.

Os Benefícios da Actividade Física:

A prática de desporto e exercício físico podem fazer pelos Homens o que não poderiam fazer milhões de médicos. A prolongação da vida e a terapia contra numerosas enfermidades são os principais benefícios do exercício físico.

As consequências do sedentarismo:

As consequências para o sedentarismo são nefastas e muito bem conhecidas:

  • Maior risco de aterosclerose;
  • Aumento da obesidade;
  • Aparição de problemas como: hipertensão, diabetes, osteoporose, dislipidemia, doença pulmonares, asma, depressão, ansiedade.

 

 

 

publicado por emagrecercomendo às 16:11 | link do post | comentar | favorito
Segunda-feira, 31.01.11

Este é um vídeo que mostrar como ficar com os abdominais definidos com 8 minutos diários. Uma boa solução para perder essa sua barriga. Tanto como homens e mulheres devem fazer abdominais pois é a única forma de queimar calorias da barriga.

 


publicado por emagrecercomendo às 10:49 | link do post | comentar | favorito
Segunda-feira, 17.01.11

A 1ª Refeição do Dia é indispensável em todas as Idade

 

 

 

Comer bem não significa comer demasiado, mas também não é "saltar" refeições. Após uma noite em jejum, o nosso organismo preciso ser compensado com um pequeno almoço a que deve corresponder um quarto do total dos alimentos do dia.

 

Um pequno-almoço equilibrado = melhor rendimentos e melhor qualidade de vida

 

No pequeno almoço não deve esquecer:

  • O leite, iogurte ou queijo;
  • Pão de mistura ou cereais;
  • Chá ou agua;
  • Fruta ou sumos naturais.

As fibras - estas são indispensáveis em todas as refeições

 

As fibrassão indispensáveis ao bom funcionamento do intestimo e melhoram a digestão. Ao pequeno-almoço podemos come-las no pão, na broa, nos cereais e nas frutas. Têm um papel muito importante na prevenção do cancro e de muitas outras doenças do intestimo.

 

 

Os alimentos forncem:

  • Energia para trabalhar;
  • Portecção contra as doenças;
  • Nutrientes para construir ou renovar o nosso corpo;
  • Liquidos para manter o organismo em bom funcionamento.

Mais uma vez vou ditar as regras para uma alimentação equilibrada:

  1. Começar o dia com um pequeno-almoço completo e equilibrado;
  2. Não passar mais do que três horas e meia sem comer;
  3. Fazer pequenos lanches a maio da manhã e da tarde;
  4. Fazer um jantar leve;
  5. Comer alimentos ricos em fibras a todas as refeições;
  6. Beber no mínimo 1.5 litros de água por dia;
  7. Comer 5 peças de fruta por dia.
publicado por emagrecercomendo às 21:57 | link do post | comentar | favorito
Segunda-feira, 03.01.11

As dietas radicais não são a melhor solução para emagrecer, esta fazem com que perda peso muito rápido mas ao mesmo tempo que ao fim de algum tempo venha a ganha-lo denovo talvez até dobrado.

 

 

 

 


Aqui ficam 6 dicas para emagrecer de forma saudável:

  1. Nunca saia de casa sem um bom pequeno-almoço, é considerada a refeição mais importante do dia porque é com ela que iniciamos o ritmo metabólico;
  2. Beba muita água - o H2O é o melhor amigo de quem quer perder peso ou manter-se no peso ideal;
  3. Espero sempre alguns minutos antes de cair em ataques de fome. Comece por beber um copo de água - às vezes o organismo engana-nos e, quando pensamos que estamos com fome, a verdade é que temos sede.
  4. Coma o mais devagar possível, para que consiga perceber com tempo quando é que o organismo esta satisfeito;
  5. Nunca omita refeições - não deve nunca saltar as refeições;
  6. Durma bem. O sono adequado ajuda a contrair os ataques de fome e as quebras de energia.


publicado por emagrecercomendo às 12:38 | link do post | comentar | ver comentários (1) | favorito
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