Hábitos alimentares, dietas, exercício físico e produtos relacionados com alimentação devem fazer parte do nosso quotidiano.
Tabela de Exercícios Grátis...
Quinta-feira, 28.10.10

 

 

 

 

Sabe quantas calorias devia consumir diariamente? Antes de fazer o seu plano alimentar deve saber o valor de calorias necessárias para que o seu corpo realize todas as tarefas do dia-a-dia normalmente.

A fórmula para calcular as Calorias (Harris Benedict) necessárias:
A equação de Harris usa factores como peso, altura e idade para calcular a Taxa de Metabolismo Basal (TMB). É assim uma forma muito mais precisa de saber a necessidade calórica diária de uma pessoa.

 


 

Equação:
TMB = 655,1 + (9,5 X peso em KG) + (1,8 X Altura em CM) - (4,6 X idade em anos)

Exemplo:
Mulher com 25 anos, 180cm e 100Kg:

655,1 + (950) + (324) - (115) = 2044,1

No final deve subtrair o TMB pela frequência de actividade física:

Sedentário - Pouco ou nenhum exercício diário
TMB x 1,2
Levemente Ativo - (Exercício leve/1 a 3 dias na semana)
TMB x 1,375
Moderadamente Activo - (Exercício Moderado/ 3 a 5 dias na semana)
TMB x 1,55
Bastante Activo - (Exercício Pesado/ 6 a 7 dias na semana)
TMB x 1,725
Muito Activo (Exercício Pesado todos os dias da semana ou com treinos 2 vezes ao dia)
TMB x 1,9

 


 

Agora que já sabe como calcular o valor de calorias necessárias ao seu organismo, podemos começar a explorar o mundo dos alimentos. Assim decidi organizar os alimentos mais saudáveis em categorias e dar 5 exemplos em cada uma.

  • Legumes - Alface, Couve, Pepino, Cebola e Tomates
  • Fruta - Melancia, Banana, Pêra, Kiwi e Uvas
  • Leguminosas - Lentilhas, Feijão-Branco, Tofu, Grão-de-bico e Favas
  • Cereais - Arroz Integral, Trigo, Aveia, Milho e Cevada
  • Frutos Secos - Caju, Amêndoas, Nozes, Sementes de Girasol e Linhaça
  • Carnes e Aves - Bife de Vaca, Veado, Frango, Perú e Cabrito (Carnes Brancas)
  • Peixe e Marisco - Camarão, Atum, Bacalhau, Salmão e Vieiras
  • Lactiníos - Iogurte, Queijo (Magro), Leite de Cabra, Ovos e Leite (Magro)

Com esta lista pode comecar a pensar qual será o seu plano alimentar, não se esqueça que deve fazer 5 refeições diarias. Para perder peso e ficar em forma deve-se comecar pela alimentação, de seguida actividade fisica e por fim complementar com alguns produtos que podem ajudar na aceleração do processo.

publicado por emagrecercomendo às 17:09 | link do post | comentar | favorito
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