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Emagrecer Comendo

Hábitos alimentares, dietas, exercício físico e produtos relacionados com alimentação

Emagrecer Comendo

Hábitos alimentares, dietas, exercício físico e produtos relacionados com alimentação

24
Fev18

Sabe quantas calorias pode desgastar com o exercício físico?

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Se está a tentar perder peso, é importante perceber quantas calorias consegue desgastar com o exercício físico e a quanto equivalem em comida. Está pronta para dizer adeus aos quilinhos a mais e “olá!” ao personal trainer?

 

Uma mulher de 60 quilos gasta 480 calorias por hora a correr a uma velocidade de 8 km, diz o personal trainer. Isto significa que, numa hora, consegue desgastar o equivale um Double Cheeseburger do McDonalds (mas só o hamburger, que tem 448 kcal). Para gastar um pacote de batatas fritas (médias) seriam precisos mais 30 minutos a saltar à corda rápido, o que equivale a 360 calorias. Já para queimar o pacote de batatas grande (434 kcal), seria necessário quase outra hora de treino completa.

 

Para acelerar esta perda de calorias e diluir os seus erros alimentares, pode tentar mudar o passo: uma hora a correr a uma velocidade de 10km faz com que perca 600 calorias. Ainda não é o suficiente para queimar o hambúrguer e as batatas, mas é o suficiente para abater o Cheeseburguer e uma Coca-Cola. Por outras palavras, uma hora a correr 10 km só “cobre” 4 fatias de uma pizza de pepperoni com massa fina.

 

Portanto, se não é fã de exercício físico intenso, o melhor é mesmo cortar nas refeições excessivamente calóricas. Uma sessão de aeróbica moderada queima 390 calorias - ou seja, um bife de frango (165 calorias), 4 colheres de sopa de arroz cozido (128 calorias) ou uma batata média cozida e uma porção de legumes.

 

A dança (leve), um dos exercícios mais procurados pelas mulheres, só queima 180 calorias numa hora. É certo que uma sessão intensa pode queimar o dobro, mas são precisas muitas horas de treino, para ganhar resistência e destreza, junto de um personal trainer. Se só agora está a começar, então o melhor é mesmo reduzir as calorias que ingere.

 

Finalmente, os personal trainers recomendam a natação. Uma hora a nadar requer aproximadamente 420 calorias, quase o suficiente para 100 gramas de vitela assada e uma batata assada (média/grande).

 

Gostava de saber mais informações sobre o exercício que tem que fazer para desgastar as suas gulodices? Nada melhor do que perguntar a um personal trainer! Envie mensagem através da Fixando, compare profissionais e escolha os PTs em Lisboa que gostaria de contratar. O resto… vai ser história.

 

12
Fev18

4 perguntas que não deve esquecer antes de escolher o menu

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Nada ilustra a sua preocupação com os seus convidados como ter uma ementa adequada às seus gostos e às intolerâncias alimentares. Por isso, há 4 perguntas que não se deve (mesmo!) esquecer de fazer aos seus convidados antes de escolher o menu e a empresa de catering da festa.  

 

É intolerante ao glúten?

A intolerância ao glúten costumava ser uma das questões mais difíceis de contornar nos catering para eventos. Felizmente, hoje em dia a situação tem evoluído num sentido positivo, mas não se tiver convidados intolerantes ao glúten pergunte à empresa se está familiarizada com todos os procedimentos para evitar a contaminação cruzada. Quem é intolerante ao glúten não pode comer nem beber nada que contenha (ou tenha estado em contacto com) cereais de trigo, centeio, malte ou cevada. Lembre-se que até bebidas como a cerveja, a vodka e o gin vêm destes cereais!

 

É intolerante à lactose?

Contornar a intolerância à lactose é bastante mais fácil do que a intolerância ao glúten, uma vez que o risco de contaminação cruzada praticamente não existe e que, se tiver uma opção vegan, esta será sempre isenta de riscos. Se algum dos seus convidados for intolerante à lactose, a empresa de catering deve ter opções sem leite, queijo, iogurte ou natas. Porém, graças às alternativas que existem no mercado, basta substituir os ingredientes nas receitas.

 

É vegetariano?

Hoje em dia, qualquer empresa de catering deveria estar preparada para lidar com um menu vegetariano ou mesmo vegan (exclui também ovos, queijo, mel e outros derivados). No entanto, arranjar uma empresa de catering para aniversários que seja capaz de fazer um bom bolo de aniversário vegan nem sempre é tão fácil quanto parece. Procure bem em fóruns e em comunidades online sobre empresas na sua zona que ofereçam estas opções com segurança. Basta escrever “empresas de catering de festas em aveiro vegetariano” (substitua pela sua localidade) e decerto que encontrará.

 

Tem alguma alergia alimentar?

Se está a preparar um catering para aniversário, é melhor jogar pelo seguro. Algum dos seus convidados tem uma alergia a frutos secos? Há alguém especialmente sensível ao amendoim? Alguém alérgico ao chocolate? Tenha em atenção todas estas nuances e certifique-se de que há sempre uma opção viável no menu - afinal de contas, não se trata só de agradar ao aniversariante! Para tornar tudo muito mais simples, pode até adoptar um esquema de cores em que cada cor corresponde a um alergénio.

07
Fev18

As melhores receitas com aveia

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A aveia é um dos cereais que mais recomendamos nas consultas de nutrição. Por um lado, tem uma absorção lenta, o que a torna adequada para os treinos. Por outro, tem uma ligeira dose de proteína que a torna num bom aliado para quem combina a dieta com exercícios de musculação. Já para quem está a tentar engordar, uma dose extra de aveia é uma dose extra de hidratos de carbono saudáveis… por isso, seja qual for o seu caso, vale a pena experimentar estas receitas!

 

Papas de aveia com chocolate e banana

 

Uma das minhas receitas favoritas com aveia são papas de aveia (preparadas apenas com água e flocos de aveia), aos quais adiciono proteína (whey) de chocolate. Como topping, sugiro banana e alguns amendoins. Esta é uma receita altamente proteica, que como profissional de nutricionismo só recomendaria a quem combina a dieta com exercícios físicos.

 

Papas de aveia com frutos vermelhos

Esta é outra receita de papas de aveia que vale a pena experimentar, quer seja ao lanche ou ao pequeno almoço. Aqui, combino as papas de aveia com iogurte natural (sem açúcar), couli de frutos vermelhos e avelãs tostadas. Se for época, deite frutos vermelhos (framboesas, amoras ou mirtilos) por cima. Esta é uma receita equilibrada em termos de hidratos de carbono (aveia), proteína (iogurte) e gordura saudável (avelãs), tal como lhe poderá explicar o seu profissional de nutricionismo.

 

Batidos com aveia

Os batidos com aveia são uma opção mais saudável e que pode consumir na meia hora a seguir ao treino (mas aconselhe-me primeiro nas consultas de nutrição!). Pessoalmente, combino banana, maçã, leite e alguns flocos de aveia para repor rapidamente algum açúcar e evitar as quebras.

 

Crumble integral de aveia com maçã

Ora aqui está uma das minhas sobremesas favoritas, uma opção saudável e reconfortante para o fim de semana! A base do crumble pode ser feita só à base de maçãs muito maduras, canela e noz moscada, sem açúcar adicionado. Já o crumble em si, leva ½ chávena de flocos de aveia, 100 gramas de farinha integral, açúcar mascavo q.b. e margarina vegetal.

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