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Emagrecer Comendo

Hábitos alimentares, dietas, exercício físico e produtos relacionados com alimentação

Emagrecer Comendo

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24
Nov18

Como resistir às tentações de Natal

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As decorações já estão na rua e a publicidade grita bem alto que já chegou o Natal. A época mais feliz do ano para alguns, uma prova de resistência para outros. Para quem passou o resto do ano a fazer dieta, esta pode ser uma época muito difícil - é preciso resistir à tentação e não estragar os frutos se colheram do esforço de meses.

 

O primeiro passo para resistir à tentação é conhecer alternativas saudáveis para os principais doces de Natal. Rabanadas? Experimente fazer no forno. Frutas cristalizadas? Experimente comer apenas frutos secos. Chocolates? Faça as suas próprias trufas com pasta de tâmaras.

 

Tal como já devem ter percebido, sou adepta de usar receitas vegetarianas dos pratos tradicionais para ter alternativas mais saudáveis na ementa. Claro que, por si só, ser vegetariano não significa que seja saudável. Há muitas receitas vegetarianas que se baseiam numa dose de hidratos de carbono extraordinária e outras que são riquíssimas em gordura.

 

Mas também há receitas excelentes, que usam os vegetais para eliminar as calorias que ingerimos através da carne e do peixe, e sobremesas sem ovos, sem leite e sem manteiga - todos altamente calóricos, e muitas vezes estes três últimos acumulam-se nas sobremesas. Por isso mesmo, deixo-vos estas receitas de sobremesas de Natal vegan e saudáveis. O post é de 2017, mas não está desactualizado :)

 

De resto, usem o bom-senso que aplicam no dia-a-dia. Comer uma vez um doce não faz mal, especialmente se forem desgastar com exercício físico depois da refeição! Mas geralmente comer um doce dá vontade de comer mais logo a seguir… por isso não entrem nesse “poço sem fundo”. Sempre que o açúcar for dispensável (por exemplo, no café) deixem-no de lado. Mas vocês já sabiam isso, não já?

 

Quanto ao exercício, não se esqueçam de se agasalhar bem se forem fazer exercício lá fora (mas não demasiado, porque vão transpirar!). Podem procurar ginásios sem política de fidelização próximos de vossa casa para os meses de Inverno - ou com fidelização, a começar já em Janeiro.

 

05
Nov18

Os anjos podem não ter sexo… mas têm cozinha!

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Muitas vezes, as receitas de comida saudável parecem complicadas e recheadas de ingredientes que não conhecemos bem. Agave, algas, trigo sarraceno e até mesmo tubérculos como a beterraba e a batata doce não eram habituais na mesa dos portugueses. Mas nem tudo tem que ser tão complicado como parece! Muitos desses ingredientes são versáteis e fáceis de preparar, tal como estas receitas do blog Cozinhar com os Anjos provam.

 

 

Sopa de beterraba - Borscht

No Verão, a beterraba dá vida a qualquer salada. No Inverno, pode ser a estrela de uma sopa reconfortante. Esta sopa Ucraniana, conhecida como “Borscht” e popular em toda a Europa de Leste, é muito diferente das sopas de legumes portuguesas. Leva beterraba, tomate, batata, couves, pimenta e creme ácido, todos eles ingredientes que encontramos durante o tempo frio. Se quiserem mais ideias sobre o que fazer com a beterraba, cliquem aqui.

 

 

 

Batata-doce assada com alho francês

As batatas-doces têm uma absorção mais lenta do que as batatas ou do que a massa. Por isso, são um hidrato de carbono muito bom para acompanhar as refeições com proteína. Ainda melhor é se puderem ser cozinhadas em conjunto com os legumes, como é o caso destas batatas-doces assadas com cebola e alho francês. Se quiser dar asas à imaginação com a batata-doce, há uma dúzia de receitas para experimentar.

 

 

Almôndegas com trigo sarraceno

As almôndegas com molho de tomate e cebola voltam às ementas assim que o frio reaparece. Mas em vez de servir com o tradicional puré de batata ou com esparguete, porque não experimentar o trigo sarraceno? Esta receita é muito fácil de seguir e explica passo a passo como preparar o trigo sarraceno. Outras sugestões são as couves tronchudas com trigo ou trigo sarraceno com couves de bruxelas.

 

 

 

Pão de banana (Banana Bread)

E como um docinho sabe sempre bem… Não podia deixar de incluir também uma receita de pão de banana, ideal para aproveitar as bananas maduras. Esta receita é um pouco mais saudável no sentido em que não leva açúcar adicionado, usa óleo de coco, coco ralado e nozes para ter uma fonte de gordura saudável. As indicações são muito fáceis de seguir e fica pronto em apenas 40 minutos!



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