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Emagrecer Comendo

Hábitos alimentares, dietas, exercício físico e produtos relacionados com alimentação

Emagrecer Comendo

Hábitos alimentares, dietas, exercício físico e produtos relacionados com alimentação

03
Fev20

Porque é que os probióticos ajudam a emagrecer? 

emagrecercomendo

De certeza que já ouviu falar em probióticos, especialmente em conjunto com a palavra ‘iogurte’. Mas afinal o que são os probióticos? Os probióticos ajudam a emagrecer? Porquê?

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O que são probióticos?

Os probióticos são bactérias benéficas que vivem no intestino e fazem parte da nossa flora intestinal. Como fazem parte da nossa flora intestinal, são fundamentais para facilitar a digestão, absorver nutrientes, evitar diarreias e fortalecer o sistema imunológico. Nos últimos anos, provou-se que a flora intestinal está directamente relacionada com o sistema imunológico e que a falta de bactérias benéficas causa ansiedade. 

O que destrói os probióticos? 

Nem todos nascemos com a mesma flora intestinal. Além disso, há certos factores que destroem as nossas bactérias “boas”, como os antibióticos e os desparasitantes; diarreias e intoxicações alimentares; uma alimentação com excesso de açúcar e a falta de ingestão de alimentos probióticos. 

Como ingerir mais probióticos?

Sempre que tem problemas intestinais, deve suspeitar que algo de errado se passa com a flora intestinal. Por isso, aumente a ingestão de suplementos probióticos (à venda nas farmácias) ou através da alimentação. Os alimentos fermentados naturalmente, como o iogurte (sem açúcar), o kefir, o requeijão, a chucrute e a kombucha são as melhores fontes de probióticos. Algumas pessoas recomendam ainda o consumo de prebióticos, alimentos ricos em fibra que facilitam a absorção dos probióticos. 

Os probóticos ajudam a emagrecer?

A principal função dos probióticos é regular o trânsito intestinal. Isso significa que combatemos a prisão de ventre e a diarreia, ao mesmo tempo que melhoramos a digestão. Consumir probióticos ajuda-nos a absorver melhor todos os nutrientes daquilo que comemos, o que aumenta a sensação de saciedade e nos permite tirar todos os benefícios de uma dieta equilibrada. Além disso, o corpo fica mais preparado para lidar com o stress que a dieta e a redução drástica de hidratos de carbono podem causar. 

Ou seja: não, não vai perder peso apenas por começar a ingerir mais probióticos! Mas vai começar a sentir-se melhor, a notar uma digestão mais fácil e o seu sistema imunitário só tem a ganhar. 

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